terça-feira, 10 de março de 2009

Meu vestibular, meus princípios e as cotas.

Hoje saiu o Boletim de Desempenho da Uneb, onde prestei vestibular pra Desenho Industrial - com habilitação pra Programação Visual. A concorrência era 22 pra 1, aproximadamente. 20 vagas para o curso, 11 para não cotistas, 9 para cotistas. Fiquei em 20º lugar. Não sou cotista. Conclusão: Mais um ano estudando pro vestibular.
Tudo o que eu consigo pensar na minha fúria, que é tão grande que chega a odiar toda a estrutura desse país e todos que podem mudá-la e não o fazem, é que, se o sistema de cotas não existisse, eu estaria dentro da faculdade. Como última colocada, mas estaria.
Veja bem, meu ódio não é contra os cotistas, é contra o sistema todo. Isso pode parecer um discurso político bem manjado e pode até realmente ser, mas fazer o que, né?
Eu penso assim: As cotas reservam uma parte das vagas das universidades para estudantes de escolas públicas e tal, não é? E isso acontece por causa do ensino da escola pública. Logo, o sistema de cotas funciona como uma 'peneira tapando o sol', porque o problema não está nos estudantes não terem capacidade de entrar em uma faculdade, mas sim em o ensino público não ser bom o suficiente pra que todo mundo, estudantes de escolas publicas e privadas, tenha as mesmas condições de concorrer a um vestibular.
Nesse instante fui comunicar a meu pai minha colocação na prova e minha indignação quanto às cotas, daí entramos em uma discussão, porque ele acha que as cotas são para negros, não necessariamente de escola publica, que eu deveria ter optado por ser cotista e que desperdicei essa chance, que eu deveria ter agarrado com unhas e dentes (não pude deixar de lembrar da propaganda do ProUni). Eu acho que é para negros de escola pública.. Enfim, não concordo com nenhuma das duas opções. A primeira porque negro não precisa de cota, e eu sou negra. E a segunda pelo mesmo motivo. Desde quando negro de escola publica é diferente de branco de escola publica? E o mesmo nas particulares. Pois bem, eu falei pra meu pai que ainda que se possa ser cotista mesmo sendo de escola privada eu não optaria por isso se eu não concordo. Daí enveredamos por toda uma questão sobre as cotas e tal e no fim das contas ele concordou comigo que é um problema estrutural do país, mas fez um acrescimento importante, que é o motivo de eu estar escrevendo isso, mesmo que eu já tenha falado tanta coisa. Meu pai falou que o que importa é que o governo não vai mudar a questão da educação, então que não adianta eu deixar de ter essa facilidade por causa dos meus principios, se no final das contas eles não vão servir de nada. Porque, segundo ele, tais idéias não me farão entrar na faculdade mais rápido.
E eu fiquei me sentindo uma guria com seus princípios clichês. Mas ainda com eles.

Um comentário:

  1. Cordeloucos Recife-PE12 de março de 2009 às 17:46

    Bom, Negros de escola pública realmente não são diferentes de negros de escola particular. O fato é que as cotas PARA NEGROS são extremamente preconceituosa. Porém, cotas para escola pública são extremamente necessárias e eu vou te explicar o porque. Primeiro só esclarecendo porque as cotas para negros são preconceituosas: é comprovado que 90% dos estudantes de escola pública são negros e de baixa renda, reflexo ainda, por incrível que pareça, da assinatura da lei áurea, que libertou os negros(como se a liberdade não fosse direito do ser humano) sem dar nenhuma estrutura após a liberdade, é triste mas é isso mesmo. Portanto, se os negros de baixa renda estão na escola pública por que cotas para negro e não somente para escola pública? Será que um negro que tem a estrutura de uma escola particular de qualidade não teria capacidade de passar em um vestibular? Claro que tem. O país tem muitos erros históricos a serem corrigidos e educação é o principal deles, uma pesquisa revela que se as modificações a serem tomadas para as melhorias definitivas da educação fossem postas em prática, o pais levaria 20 anos para corrigir tudo, isso mesmo 20 anos. E isso dependendo da boa vontade do governo coisa que não se ver. As cotas são uma medida imediatista? São! Porém, se as correções a serem feitas quiserem andar um pouco mais rápido elas são extremamente necessárias. Pessoas com os mesmo princípios que o seu, que não só seu pai, mas a maioria da sociedade condena, lutaram por essas cotas. Existe uma prova no ensino superior que comprova que alunos do Prouni que estão em universidades particures, essa prova é o ENADE, tiram as melhores notas, vc ta certa o problema não está nos cotistas e sim no sistema. Porém, sem medidas extremas como as cotas as coisas nunca irão andar nesse país. Continue com seus princípios, não concordo com cotas para negros, acho que vc não deve fazer. Seu Blog ta muito bom.. vc escreve muito bem.. se cuida e obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir