terça-feira, 10 de março de 2009

Emoções pós-filme

"Saibas que saber é importante, mas fazer é saber mais do que quem sabe" - Raphael Almeida.
Pra dizer a verdade, sinto emoção pós tudo. E pré e durante..
Música mesmo. É perfeito! Não passa pelo meu mínimo entendimento humano como tem gente que consegue viver sem. Escutam uma musiquinha aqui, outra ali, das que fazem super sucesso, e pronto! Levam suas vidas normalmente! É muito estranho pra mim.
Mas então, a questão são esses dois filme que eu assisti ontem e o que eu senti logo após cometer o ato (de assisti-los).
Os dois tratam de quatro personagens. Os dois me fizeram pensar. Os dois fizeram com que eu decidisse algo para minha vida.
Começando por Réquiem para um sonho. Já tinha ouvido falar sobre ele, mas nada muito completo, nada que me fizesse assisti-lo de imediato. Agora penso que fiz muito bem em esperar, pois deixar para vê-lo ontem, e logo depois Un Poco de Chocolate, me fez passar de um sentimento para outro! Dá para entender? São duas coisas sentidas em um dia só, em tempos muito proximos, e se misturam... E isso é realmente mágico.
Voltando. No filme quatro personagens principais são viciados em alguma coisa e o desenvolvimento delas quanto ao vício (não espere um final feliz quando falo de desenvolvimento) é mostrado de maneira impactante o suficiente para você sentir, se imaginar na situação e, definitivamente, não querer vivê-la. Além do enredo e das atuações, o bom do filme é a forma como a historia é passada pra quem assiste. Particularmente eu adorei os cortes, que mostram as aplicações e o uso das drogas sem eu necessariamente ter que vê-los acontecer. Isso deixa o filme forte sem ser feio
Quanto a Un Poco de Chocolate, o filme absolutamente me surpreendeu. Primeiro porque eu nunca tinha ouvido falar dele. Estava desocupada, procurando um filme pra baixar e topei com esse.. Do gênero drama, em espanhol.. Atração na hora. Acabou que ficou seculos e seculos aqui no meu computador e eu sem assistir. Depois de ver Requiem para um sonho, eu pensei que um draminha mais, um a menos, tava ótimo e eis que fui ver o filme. A primeira coisa a me encantar foi a leveza com que o filme começa, depois as cores. Um vermelho, um azul. Os espanhois sabem usar as cores muito bem, pelo que me parece. Por fim o fato da leveza continuar. Tanto que eu não sei dizer exatamente sobre o que o filme fala. Um casal de irmãos já velhos, e um casal jovem apaixonado. Só disso que eu sei falar. Ah, e que quando eu for velha quero ser como o Lucas e enquanto jovem, eu espero me mexer um pouco pelo menos quando eu me apaixonar como a Roma. Pois bem, gostei tanto, que decidi escrever um livro. Não agora. Mas já tratei de anotar a idéia pra daqui a algum tempo lembrar de colocá-la em pratica.









2 comentários: